12 de maio de 2009

Pós-Publicação, ou "O gado só engorda sob o olhar do dono"

Uma das maiores dificuldades para o escritor, após conseguir uma editora que publique seu original, é a distribuição dos livros e a venda do que foi distribuído. "Mas isso é preocupação da editora", certo? Errado! Se você publicou por uma pequena editora, pode ter certeza que será distribuído, com sorte, apenas às pequenas livrarias, e apenas em sua cidade. Neste caso, a atuação do escritor é fundamental! Apenas para citar alguns exemplos, conheço três escritores que publicam apenas localmente (em Brasília) e que vivem de suas obras - justamente porque sabem que este esforço de divulgação é necessário. Dois deles vendem seus livros em bares, restaurantes e eventos culturais da cidade; sendo que um destes já montou uma livraria apenas com o rendimento de suas obras! O terceiro circula dioturnamente pelas livrarias da cidade, negociando consignações e apresentando seu livro para gerentes, vendedores e leitores que porventura estejam na loja no momento... Parece um esforço que tem pouco a ver com o perfil de escritor, e há muitos escritores que não gostam de, ou não têm perfil para, atuar como "vendedores". Mas há outras formas de divulgar seu trabalho! Se você conseguiu publicar por uma editora de médio ou grande porte, seu livro chegará às livrarias de duas formas: Ou através de uma distribuidora, ou diretamente pelos canais de distribuição das grandes livrarias. De qualquer forma, sua presença ainda é necessária. As grandes redes de livrarias e os distribuidores dão destaque aos livros que estão vendendo mais e, especialmente, aos livros que estão na grande mídia. Qualquer importância que sua editora tenha dado ao livro se perde no meio do caminho, pois raramente qualquer material promocional chega às livrarias.E é neste ponto que o autor deve atuar: tornar as livrarias cientes de seu livro existe. Os caminhos para isso são muitos, e passam por:
  • sensibilizar a livraria: lançamentos e tardes de autógrafos, palestras em eventos organizados pela livraria.
  • sensibilizar a mídia: escrever artigos para jornais ou revistas, buscar espaço em programas dedicados à literatura na TV e rádio, etc
  • entrar em contato com seu público leitor: postar comentários no twitter, dar palestras em escolas e cursos superiores, criar vídeos no YouTube, participar de eventos literários, criar um site para entrar em contato com leitores, participar de grupos de leitura, reais ou virtuais, escrever um blog...

Formas de divulgar seu trabalho há muitas, e todas são válidas. Enviem seus comentários - aceito sugestões!

9 comentários:

Érica disse...

Oi, Alexandre,
muito sensatas suas dicas para o escritor. Precisamos conversar mais entre nós (todos) sobre a questão de como o escritor (estreiante) pode publicar seu livro (quando deve), quais editoras procurar, quais estratégias de marketing pode aplicar etc. Um grupo de amigos e eu criamos um local chamado Ofício Literário, em que queremos conversar com o novo escritor. Acesse nosso blog e deixe sua opinião. Estamos iniciando agora a discussão, mas queremos tentar mostrar e achar caminhos juntos blog.oficioeditorial.com.br
abraço,
Érica

Alexandre Lobão disse...

Cara Érica:
Eu também participo de um grupo de autores, a "Casa de Autores", que reúne 21 escritores originários de Brasília (hoje, temos alguns colegas espalhados por aí).
Com certeza, pessoas criativas se alimentam da conversa de outras pessoas criativas, seja dentro da mesma área (literatura, no nosso caso), seja de outras áreas como teatro, música, cinema ou o que seja. Grato pela dica, já coloquei o RSS do seu site em meu reader!
Vamos manter este contato!
Saúde, Paz e Sucesso!

Erica disse...

Não conheço a "Casa de Autores". Há um site ou blog? Vocês têm contato com editoras através da Casa de Autores?
abraço,
Érica

Alexandre Lobão disse...

Oi Érica!
A Casa de Autores é autores é um grupo de 21 autores que se reuniu sob a batuta de Íris Borges, escritora, dona de uma distribuidora de livros e figura atuante na CBL e mercado livreiro em geral.
Nosso site ainda está em fase de preparação, mas temos atuado muito no apoio a eventos literários (como as recentes feiras literárias de Pirenópolis e de Formosa) e em atividades diversas de divulgação cultural.
No caso das editoras, temos uma pessoa (atualmente, a escritora Tatiana Oliveira) que organiza e envia os originais para as editoras. Temos contato com algumas editoras através da Íris, o que nos ajuda a saber o que cada editora está procurando, conforme a época.
Quando o site for entrar no ar (depende de um monte de coisas, portando deve demorar um pouco...), avisarei aqui no Blog.
Saudações!

Alexandre Lobão disse...

Oi Érica!
A Casa de Autores é autores é um grupo de 21 autores que se reuniu sob a batuta de Íris Borges, escritora, dona de uma distribuidora de livros e figura atuante na CBL e mercado livreiro em geral.
Nosso site ainda está em fase de preparação, mas temos atuado muito no apoio a eventos literários (como as recentes feiras literárias de Pirenópolis e de Formosa) e em atividades diversas de divulgação cultural.
No caso das editoras, temos uma pessoa (atualmente, a escritora Tatiana Oliveira) que organiza e envia os originais para as editoras. Temos contato com algumas editoras através da Íris, o que nos ajuda a saber o que cada editora está procurando, conforme a época.
Quando o site for entrar no ar (depende de um monte de coisas, portando deve demorar um pouco...), avisarei aqui no Blog.
Saudações!

Erica disse...

Oi, A Tatiana é uma agente literária? Ela tem indicação de editoras que aceitem e realmente leiam e avaliem obras enviadas por escritores iniciantes?

Alexandre Lobão disse...

Oi Érica!
A Tatiana é "uma de nós", uma escritora! :) Na verdade, a Casa de Autores acaba atuando de certa forma como uma agência literária, na medida em que unimos esforços e conhecimentos para maximizar a chance de enviarmos os trabalhos para as editoras que realmente se interessam; e fazemos leitura crítica uns dos outros para garantir que enviamos trabalhos de qualidade. É aquela velha máxima de "a união faz a força"... :)
[]s!

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Alexandre!
Gosto muito das suas dicas e acredito que a divulgação por parte do autor faz toda diferença. Estou em fase de aprendizado porque vou lançar meu primeiro livro e estou lendo tudo que posso sobre divulgação. Acredito que os blogs é um meio muito eficaz junto as redes sociais e estou apostando nisto!

bjs

Alexandre Lobão disse...

Oi Márcia,
Concordo com você, ainda estou aprofundando meu conhecimento em marketing digital mas já tenho algumas excelentes ideias, que pretendo colocar por aqui e incluir em meu livro sobre o assunto, que deve ficar pronto no início do ano que vem.

[]s!