5 de novembro de 2010

Saúde, Paz e Sucesso - e Write in Brasília


aúde, Paz e Sucesso.
Quem já trocou e-mails comigo sabe que, muitas vezes, termino minhas mensagens assim. Não é à toa.
Em 2001, acreditei sinceramente, do fundo do coração, que ia morrer. Duas vezes no ano. Acho que todo ser humano deveria passar por esta experiência de ser colocado cara-a-cara com sua própria efemeridade, para que possa valorizar, a cada minuto, o mais precioso dom que podemos ter: a Saúde. Frente à morte, todas as preocupações na vida parecem pequenas, e a correria de nossa rotina passa a ser menos significativa.
O que me leva ao motivo de ter ficado algumas semanas longe do blog: Saúde, ou a falta dela. Só voltei a escrever agora, quando estou 100% certo de que o excesso de trabalho não vai afetar (novamente) minha saúde./td>
Quanto à Paz, acredito que pouco há a dizer. Paz, para mim, nada mais é que a saúde do espírito. Se sua mente não está em paz, pode ter certeza de que você corre grande risco de seu corpo seguir o mesmo caminho, e "inventar" alguma doença. Ao fim de cada dia, faça como Santo Agostinho, e reveja tudo o que fez antes de dormir; se necessário anote o que tem que fazer no dia seguinte, e esqueça dos problemas até a manhã seguinte.  Paz, sempre."Sucesso é conseguir o que se quer. Diferente de felicidade que é querer o que já se possui."
Lair Ribeiro, escritor, cardiologista, palestrante e motivador
O Sucesso já é algo bem mais discutível. O que é Sucesso, afinal?
Procure no Google que você vai achar milhares de respostas, desde roteiros para ficar rico, conquistar amigos e influenciar pessoas, até o extremo oposto, de pessoas pregando que sucesso é ser feliz, e usando isso como "desculpa" para correr agir atrás de seus sonhos.  Sem misturar os conceitos, eu diria que felicidade é essencial, e como diz Lair Ribeiro, é querer e gostar do que já possuímos.
No Write in Brasilia (o melhor, mais excepcional, mais revelador e
instrutivo evento para escritores de que já participei - mais sobre isso em futuros posts), James McSill nos brindou com muitas técnicas, práticas e pérolas; e diversas vezes ele reforçou com o grupo justamente um conceito associado ao sucesso: QUAL É A SUA META?Ora, se o sucesso é conseguir o que você deseja, antes de tudo você precisa saber o que você deseja.
Falando de escritores, as possíveis metas são muitas:
  • Quero publicar um livro! (isso, só isso mesmo)
  • Quero escrever um livro para ser lido por amigos e parentes, para ficar como "legado".
  • Quero escrever um livro, publicar por conta própria, vender em palestras ou de bar-em-bar.
Agora, se sua meta for algo como: "Quero ser um autor conhecido em todo Brasil", "Quero ser um autor de fama mundial" ou simplesmente "Quero viver de escrever livros", aí você vai precisar se profissionalizar
Ser escritor, ser escritor de verdade, demanda muito estudo, muita técnica, muito suor.  Como qualquer outra arte.  Você já viu um pintor famoso que não tenha domínio da técnica de pintura?
Esta é sua meta? Então bem-vindo ao barco, e prepare-se para remar!
Gostou?  este post!

3 comentários:

Vânia Rebelo disse...

Alexandre,

vejo que você saiu super motivado do evento. Que bom, acompanharei suas dicas a partir de agora.
Um abraço!

Fernanda Coelho disse...

Onde é que eu pego os remos mesmo?
Muito bom o texto e espero que você esteja bem e se mantenha assim.

Saúde, Paz e Sucesso (assim, com maiúscula mesmo)

Beijos

Alexandre Lobão disse...

Grato pelo apoio, Fernanda e Vânia.

Voltarei agora às dicas "úteis"! :)
[]s