1 de abril de 2011

Já abriram as inscrições para o Prêmio Jabuti - Participem!

ara quem está estranhando, pode relaxar: o blog não mudou de dono nem de rumo.  Continuo com minhas dicas, mas também estou divulgando informações que podem ser úteis para escritores, como premiações, bolsas e cursos.

O Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, é o mais famoso prêmio literário brasileiro, e provavelmente por conta disso o mais controverso - não há um ano em que a premiação não gere polêmicas, até porque (e como jurado de alguns concursos literários posso dizer isso por experiência própria) a escolha final entre obras de igual qualidade passa sempre pelo gosto do jurado pelo autor ou pelo gênero da obra.  As inscrições (para livros publicados no ano passado) já estão abertas!

Mais informações no página da CBL, http://www.cbl.org.br/jabuti/.  Abaixo, reproduzo o calendário do Prêmio e a notícia da Ricardo Viveiros & Associados, que apresenta um excelente resumo das mudanças mais importantes no prêmio deste ano.
Calendário do Prêmio Jabuti 2011
  • Início das inscrições – 23 de março.
  • Fim das Inscrições – 31 de maio.
  • Apuração dos votos da 1ª fase, quando são anunciados os 10 finalistas em cada categoria – 13 de setembro.
  • Anúncio dos vencedores em cada categoria – 18 de outubro.
  • Cerimônia de premiação (Sala São Paulo) e anúncio dos ganhadores do Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não-Ficção – 30 de novembro.

A principal premiação literária do país amplia número de categorias e passa a distinguir apenas um livro em cada uma delas.
O Prêmio Jabuti chega a sua 53ª edição apresentando as mudanças mais significativas de sua história. Agora, ao invés de 21 categorias, a premiação terá 29 categorias. Além disso, será laureado apenas um livro por categoria (antes, eram premiados três livros). O objetivo da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com as alterações é cobrir de forma mais adequada os diversos segmentos do crescente mercado editorial brasileiro e dar maior destaque aos vencedores da premiação em cada categoria.
As inscrições para o Prêmio Jabuti 2011 começaram na quarta-feira, dia 23 de março. Podem concorrer a premiação deste ano apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010. A participação é aberta a editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers. Mais informações e regulamento no site. Ano passado, a premiação alcançou recorde de inscritos (2.867) entre todas as edições do concurso.

Novas categorias
As 29 categorias que passam a fazer parte do Prêmio Jabuti são as seguintes: Melhor Tradução; Melhor Livro de Arquitetura e Urbanismo; Melhor Livro de Fotografia; Melhor Livro de Comunicação; Melhor Livro de Artes; Melhor Livro de Teoria/Crítica Literária; Melhor Projeto Gráfico; Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; Melhor Ilustração; Melhor Livro de Ciências Exatas; Melhor Livro de Tecnologia e Informática; Melhor Livro de Educação; Melhor Livro de Psicologia e Psicanálise; Melhor Livro de Reportagem; Melhor Livro Didático e Paradidático; Melhor Livro de Economia, Administração e Negócios; Melhor Livro de Direito; Melhor Livro de Biografia; Melhor Capa; Melhor Livro de Poesia; Melhor Livro de Ciências Humanas; Melhor Livro de Ciências Naturais; Melhor Livro de Ciências da Saúde; Melhor Livro de Contos e Crônicas; Melhor Livro Infantil; Melhor Livro Juvenil; Melhor Livro de Romance; Melhor Livro de Turismo e Hotelaria; e Melhor Livro de Gastronomia.

Premiação
Em cada uma das 29 categorias haverá apenas um vencedor, que receberá o troféu Jabuti e um prêmio em dinheiro de 3 mil reais, de acordo com o novo regulamento – a escolha dos ganhadores é feita por um júri especializado em cada segmento concorrente.

Cada vencedor do prêmio de Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não-Ficção receberá 30 mil reais – a escolha de ambos é feita por um júri formado por profissionais do mercado editorial.

História
Criado em 1958, o Prêmio Jabuti tem o objetivo de valorizar o trabalho de editores, escritores, ilustradores, tradutores e designers gráficos.
A estatueta do Jabuti foi confeccionada pela primeira vez no ano seguinte, em 1959, após concurso público entre escultores e artistas plásticos. A peça escolhida pertencia ao artista Bernardo Cid de Souza.
O primeiro vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance foi Jorge Amado, com “Gabriela, Cravo e Canela”.
O Jabuti foi escolhido como símbolo do prêmio pela sua paciência e tenacidade, que o fazem sustentar uma convicção de que será o vencedor, não importa os obstáculos.
No início, o Prêmio Jabuti constava de apenas sete categorias: Literatura, Capa e Ilustração, Editor do Ano, Gráfico do Ano, Livreiro do Ano e Personalidade Literária. Até o ano passado, foram contempladas um total de 21 categorias, como Tradução, Ilustração, Capa e Projeto Gráfico, além das categorias tradicionais como Romance, Contos e Crônicas, Poesia, Reportagem, Biografia e Infantil-Juvenil.
As láureas livro do ano de ficção e livro do ano de não-ficção foram criadas em 1991 e 1993, respectivamente. Esses prêmios são revelados somente na noite da entrega da estatueta aos vencedores em cada categoria. Em 2010, os vencedores foram “Leite Derramado”, de Chico Buarque (Ficção) e "O Tempo e o Cão", de Maria Rita Kehl (Não-Ficção).
Fonte: Ivan Delmutti - Ricardo Viveiros & Associados (http://www.viveiros.com.br/) - São Paulo SP Brasil / Vitruvius

Nenhum comentário: