24 de março de 2012

II Workshop de Escrita de Ficção


A
migos!
Estou organizando, junto com o colega escritor Oswaldo Pullen, uma nova edição do workshop para apresentar e praticar técnicas de escrita de romances.Ele vai acontecer aqui em Brasília, entre os dias 4 e 6 de maio.

Este post é para convidá-los a participar - com certeza será uma experiência marcante, como foi para todos que participaram da primeira edição (veja os depoimentos no site do evento:  http://workshop.escritacriativa.net).
Mais do que isso, este post é para pedir sua ajuda para divulgar o evento, postando anúncios em seus blogs, Facebook, listas de discussão, twitter, etc.  Qualquer ajuda é bem vinda, e estou aberto a troca de banners e outras coisas do gênero - podem me contatar no email contato@AlexandreLobao.com! 

 O II Workshop de Escrita de Ficção trará palestras e oficinas com as técnicas utilizadas pelos escritores de sucesso nos EUA e na Europa, e que ajudam a organizar e dar coesão ao trabalho de qualquer escritor. Esta é uma oportunidade única para os autores que desejam aprender os recursos que Dan Brown, Sieg Larsson J.K.Rowling e muitos outros utilizam tão bem e que resultam em livros que, simplesmente, o leitor não consegue parar de ler.
Incrivelmente estas habilidades são pouco conhecidas na América Latina, onde encontramos faculdades para a formação de críticos literários, mas não de escritores.  Nos Estados Unidos e Europa, universidades vêm aperfeiçoando seus cursos para escritores há mais de cinquenta anos, gerando uma tecnologia da escrita que nenhum autor comprometido com a qualidade de seu trabalho pode ignorar.
O uso destes recursos (consolidados no exterior sob o nome de storytelling, ou a arte de contar) se reflete em obras bem estruturadas, coesas e altamente instigantes, que cativam e se tornam em grandes sucessos de venda.  Basta dizer que enquanto a CBL considera que uma obra de autor nacional que venda 20.000 exemplares pode ser considerada um sucesso de vendas, outras, de autores estrangeiros,  como “O Código da Vinci” chegam a centenas de milhares e por vezes, ultrapassam a marca de milhões de exemplares vendidos aqui no Brasil.
O workshop abrange teoria e exercícios práticos, ajudando o escritor a organizar seu trabalho desde a estruturação inicial da ideia,  conhecida como premissa estruturada, indo passo a passo até a produção das cenas e o seu refinamento.  Esta forma de trabalho evita os erros comuns como pontas soltas na trama, personagens inconsistentes, além dos finais arranjados e sem uma ligação natural com a estrutura da estória, além de evitar o temível “bloqueio de escritor”.
Assim, aspectos ligados ao arco da trama, aos pontos de virada, à estrutura da cena e outros são discutidos e exercitados ao longo do seminário, que também conduz os participantes à construção de personagens consistentes e que falam à alma do leitor.  Como resultado, temos um evento que surpreende por sua efetividade e seus resultados na escrita dos participantes - veja depoimentos em http://workshop.escritacriativa.net.
Ah, e as vagas são limitadas!

II Workshop de Escrita de Ficção
De 4 a 6 de maio, no CCB, 601 Norte, Brasília
Informações e inscrições: http://workshop.escritacriativa.net