16 de abril de 2012

1a Bienal Brasil do Livro e da Leitura e Prêmio Brasília de Literatura

omeçou nesta sábado, dia 14 de abril, a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília, no canteiro central da Esplanada dos ministérios em Brasília.  
A cerimônia de abertura contou com a participação de pensadores, políticos e curiosos e incluiu o anúncio dos vencedores da primeira edição do Prêmio Brasília de Literatura (veja os resultados aqui) - sem grandes surpresas, a meu ver, mas não vamos entrar neste mérito ou teremos vários posts só sobre concursos literários! :)

O evento impressiona tanto pelo porte - são 158 estandes e diversas arenas culturais, em 14.000 m² galpões de área coberta montados especificamente para o evento - quanto pela qualidade e quantidade de convidados, entre autores de diversos estados e estrangeiros, ilustradores, músicos, sociólogos, filósofos e outros.  Também me impressionou a participação do público nos primeiros dias, que não só encheu os corredores como também povoou as arenas culturais - não vi uma só palestra que estivesse com pouca gente, como aconteceu algumas vezes na Feira do Livro do ano passado.  

Esta semana estou por conta da Bienal, mas semana que vem retorno com os posts de assuntos solicitados por vocês nos comentários.  E quem quiser aproveitar a Bienal para uma conversa, estarei na Arena Jovem Cecília Meireles no dia 20, às 10h30, e a partir das 11h30 no stand da Arco Íris.

Vejam mais detalhes sobre a bienal no site do evento, em http://www.bienalbrasildolivro.com.br/; seguem algumas informações da divulgação oficial.
A Bienal Brasil do Livro e da Leitura oferecerá intensa programação cultural desenvolvida para despertar o gosto pela leitura nos 500 mil visitantes, entre crianças, jovens e adultos. Serão 200 livros lançados, 20 filmes exibidos, 10 seminários, 3 exposições de artes visuais, 20 mil cartões para professores, 2 homenagens a escritores, 17 shows musicais, 20 apresentações teatrais, 20 contações de histórias, além de recitais e palestras. O evento se configura, portanto, como o maior acontecimento cultural de Brasília para 2012."Conversa com o autor"
Estarei na Bienal Brasil do Livro e da Leitura
no dia 20, sexta-feira, às 10h30
na Arena Jovem Cecília Meireles.  Apareçam!
Programação cultural:

LANÇAMENTO DE LIVROS
Tardes e noites de autógrafos
SHOWS E ENCONTROS
A poesia dentro do coração - Shows musicais com artistas que também têm a escrita como ofício.
O CINEMA DE LITERATURA
Exibição de filmes em língua portuguesa, realizados a partir de adaptações de clássicos da literatura.
SEMINÁRIOS
Drama Brasil – novos autores em busca do público;>Gostou? este post!
Jornada da América Hispânica.
EXPOSIÇÕES
A palavra nas artes visuais;A história do livro no Brasil.
TEATRO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Apresentações de espetáculos teatrais relacionados à literatura, além de Apresentações de espetáculos teatrais relacionados à literatura, além de contação de histórias que cativam o público.

Mais informações em http://www.bienalbrasildolivro.com.br/


Gostou?  este post!

Nenhum comentário: