5 de janeiro de 2015

Dúvidas de Escritores: Liberdade e fórmulas de escrita


F

eliz início de ano para todos!
Este é mais um post da série Dúvidas de Escritores, aqui no Vida de Escritor - e ainda teremos mais alguns, abrindo o ano de 2015!  Culpa minha, que passei muito tempo respondendo por e-mail e em comentários, e só agora tive tempo para compilar as respostas aqui.
De qualquer forma, se apesar disso você não achar a resposta que precisa neste post ou nos posts anteriores da série, já sabe: basta perguntar!

Nesta edição, falo sobre a liberdade das editoras de alterar seu livro, e sobre o uso de "fórmulas" na cena de abertura.
Questão: Estou escrevendo um livro e queria me informar se a editora pode mudar nome ou coisa parecida. ... (O livro) está ficando legal, só falta encontrar uma pessoa para fazer a capa ou eu mesmo fazer."Termine o que você está escrevendo. O que quer que você precise fazer para terminar, faça, e termine"
Neil Gaiman, escritor inglês, roteirista e sonhador
Resposta: Um bom editor conhece bem o mercado e pode sugerir mudança não só no nome do livro, mas mesmo no próprio conteúdo, para fazer o livro ficar mais interessante para os leitores. Vale destacar que normalmente esta mudança no conteúdo só acontece se o resto livro é bom o suficiente para "convencer" o editor (por exemplo, se apenas o final não está bom), o que não é muito comum.  Mas trocar um capítulo ou outro, tirar alguma cena considerada mais forte para o público-alvo do livro, isto é razoavelmente comum, pelo menos conforme minha experência.
Quanto à capa, se você vai procurar uma editora, ela mesmo fará a capa, então não precisa se preocupar com este detalhe. Se não, aconselho a procurar um profissional - a capa é o que vai captar a atenção do leitor em primeiro lugar, e uma capa pouco profissional grita "falta de qualidade" para o leitor, não se arrisque!

Questão: Fico pensando se ter uma cena muito forte logo no início, não é muito forçado. Quer dizer, todo mundo escreve exatamente assim, meio que seguindo uma fórmula. Sei lá, será que funciona para qualquer história que se queira contar?
Resposta: A resposta sincera é: TALVEZ. Hehehe.

Explico: Acredito que SIM, toda história pode funcionar com uma cena forte. MAS digo que NÃO é algo obrigatório, há excelentes histórias que começam com cenas menos fortes.

O importante é que sua prosa conquiste o leitor, que ele se sinta compelido a continuar lendo desde as primeiras páginas, desde os primeiros parágrafos, se possível. Não precisa ser uma cena forte, mas precisa ser algo instigante; como um personagem cativante, ou um local ou época ou mundo curioso, algo que o leitor leia e fique curioso para saber onde aquilo vai levar.

Quanto a parecer forçado, nós escritores somos bem mais críticos: como você já sabe como funciona escrever um livro, você vê esta “fórmula” em todos os livros; mas o leitor não atenta para isso. E, no fundo, nem bem é uma fórmula, é praticamente algo inerente às histórias: logo de início, você precisa saber qual o desafio proposto aos personagens, que será resolvido no final do livro. Ou, alternativamente, precisa se encantar com o personagem ou com o cenário de fundo da história. Se o leitor lê dez páginas e nem este desafio é claro, nem os personagens nem a prosa o envolvem, ele simplesmente abandona a obra.

Uma boa dica, caso você queira fazer uma cena forte logo de início, é usar a técnica do in media res, “começar pelo meio”. Comece com uma cena mais para frente, que seja bem empolgante, misteriosa ou aflitiva, e depois corte antes do fim e inicie o livro. Por exemplo, você mostra o protagonista à ponto de cometer um grande erro, ou sofrer um grande revés, e depois corta para ele em casa, tomando café da manhã – o leitor entende, na hora, que você está “voltando no tempo” para mostrar como ele chegou àquele ponto.

E você, tem alguma dúvida que incomoda seu processo de escrita, venda ou divulgação? Pergunte!

Gostou? este post!

Nenhum comentário: