19 de março de 2015

7 Coisas que Aprendi, com Tarciso Filgueiras e Danielle Ronald de Carvalho

A série 7 coisas que aprendi é o uma iniciativa conjunta dos blogs Escriba Encapuzado e Vida de Escritor, onde T. K. Pereira e eu, Alexandre Lobão, convidamos escritores e profissionais do mercado editorial para compartilharem suas experiências com os colegas de profissão, destacando sete coisas que aprenderam até hoje.

Inspirada em uma coluna “7 Things I’ve Learned So Far” da revista americana Writer’s Digest, esta iniciativa surgiu para "saciar os sedentos pelas misteriosas águas da criação literária", segundo o amigo T. K. Pereira, autor da ideia. No decorrer de pouco mais dois anos, o projeto acumulou muitas dezenas de contribuições de escritores - um acervo notável, sem dúvida, enriquecido não só pela sabedoria de profissionais publicados, mas também pela perspicácia de aspirantes desconhecidos.

Esta semana temos duas novas publicações da série:

No Escriba Encapuzado temos a participação de Danielle Ronald de Carvalho‏, poeta com uma veia simbolista e existencialista e que está escrevendo o seu primeiro livro. Danielle Estuda Biomedicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de trabalhar como designer e modelo. Blog Oficial: Poética Existencial

Aqui no Vida de Escritor, apresentamos as 7 coisas de Tarciso Filgueiras, escritor que tem aquele raro talento de fazer o leitor se interessar pelos personagens, independente da situação que estejam vivendo. São dicas sintéticas, mas altamente valiosas, para ler com cuidado e meditar!
  1. Respeite o leitor. Ele raciocina e tem acesso a uma gama de informações ao toque de uma tecla.
  2. Escreva sobre coisas que lhe interessam. Somente assim o que você escreve soará verdadeiro.
  3. Estude a língua portuguesa, ela é seu instrumento de trabalho, portanto acerque-se de gramáticas e dicionários. Se você conhecer bem a norma culta, você poderá ajustá-la a seus objetivos, pisando em solo firme.
  4. Sinta o que escreve. Ou seja, não escreva da boca pra fora. O leitor atento percebe a diferença.
  5. Depois do texto "pronto", deixe-o maturar por um tempo razoável.
  6. RReveja seu texto.
  7. Reveja seu texto.
Sobre o autor:
Tarciso Filgueiras é pesquisador em botânica e professor. Autor de "Botânica para quem gosta de plantas", Ed. Livro Pronto, 2a. ed. (divulgação científica); "Ensaio sobre Jesus: Revelando o homem", Ed. Livro Pronto, 2a. ed., (abordagem científica sobre o Jesus histórico, sem afiliação religiosa sectária); "Tempo de Tarumã", Ed. Outrasletras (romance), e  "O roseiral de Henriqueta", Ed. Outrasletras (contos).

Gostou? Quer aprender mais com a experiência de outros 58 escritores? Baixe agora o eBook gratuito da série 7 coisas que aprendi



E você, o que está esperando para compartilhar experiência? Participe desta série no  Vida de Escritor ou no Escriba Encapuzado!

Gostou? este post!

Nenhum comentário: