13 de abril de 2009

Escrevendo seu primeiro romance

Um romance não é um conto comprido! Joaquim Nabuco disse, certa vez, que o “Romance é a imaginação abrangendo e modelando a vida”. Já M. Paulo Nunes falou que “A função do romance é ser a expressão maior e diríamos homérica, ou seja, épica, da vida contemporânea” Indepenente de sua definição, o romance é a sua oportunidade para explorar melhor personagens, locais, tramas, tempo, formas narrativas, e tudo aquilo que não pode ser explorado em um conto, que em sua essência é uma narrativa de tamanho mínimo e impacto máximo. Vários autores com quem conversei começam a escrever seus romances da mesma forma como escrevem contos: sabem como a história começa, tem um idéia, mais ou menos precisa, de onde ela levará e qual o fio condutor de cada trama e personagem, e simplesmente saem escrevendo, da primeira à última página. O detalhe importante, aqui, é que todos com que conversei sempre sabem como a história irá terminar, ou pelo menos tem uma idéia vaga sobre isso. O que acontece na verdade é que este final pode, eventualmente, ser modificado conforme a narrativa vai se desenrolando, mas sempre se inicia com um final em mente.Saber onde a história termina é o que dá rumo a cada um de seus passos! Dito assim, isso pode até parecer óbvio, mas começar a escrever sem saber o final é um erro comum entre autores iniciantes.Já fui consultado algumas vezes por escritores que têm uma excelente idéia sobre como começar uma determinada história, mas pedem sugestões sobre como terminá-la. A questão é que, se você não sabe onde a história termina, você não sabe se ela é boa! Existem dicas que ajudam a desenvolver a história e facilitam ao próprio autor "descobrir" como sua história termina, para poder escrevê-la!Falaremos disso no próximo post!

8 comentários:

Clarisse disse...

Muito bacana o seu blog! Adorei e li quase tudo o que pude agora, mas já guardei em meus favoritos para ler mais depois. Um grande abraço!

Alexandre Lobão disse...

Obrigado pelo comentário, Clarisse! Se quiser mais detalhes sobre qualquer assunto, basta falar!
[]s!

Giovani Iemini disse...

alexandre,
devorei os textos e salvei o endereço deste blog. sim, é muito importante escutar outras opiniões, aprender com quem já fez e organizar o trabalho.
valeu pelas dicas.

[]s

Alexandre Lobão disse...

Eu é que agradeço sua participação, Giovani! Fique à vontade para sugerir novos pontos a serem discutidos!
[]s!

Julio César Mulatinho disse...

Puxa, acabo de conhecer o blog e já estou morto de curiosidade pelas próximas dicas.

Mariana Freires disse...

Olá, bom dia!
tenho treze anos é estou escrevendo meu primeiro livro. Eu precisava muito de umas dicas e seu blog me ajudou muito. Obrigado!
é se você puder colocar mais dicas vou agradeçer.
Um grande abraço!

Manoel Amaral disse...

Lobão,

Gostaria de indicação de obras sobre Leitura Crítica
Revisão Textos
Também sou escritor, com 8 livros
publicados, entre e-books e impressos

Att.
Manoel

Alexandre Lobão disse...

Oi Manoel,
Sendo bem sincero, não conheço nenhuma obra que fale especificamente, ou mesmo que detalhe um pouco, esta questão da leitura crítica. O que sei foi o que aprendi e apreendi vendo outros fazerem suas críticas para diversas editoras, e que tentei formalizar em alguns posts aqui no blog.
Se quiser discutir o assunto, meu email é contato@alexandreLobao.com

[]s!