15 de março de 2012

O Ego do Escritor e a Feira de NY

Éum (pré-)conceito mais ou menos comum de que todo escritor tem um ego gigante.
Eu diria que, na verdade, o escritor PRECISA ter um ego gigante.  Imagine só: uma editora como a Companhia das Letras recebe (conforme conversa que tive há pouco tempo com um de seus representantes) entre 300 e 400 originais em apenas um mês, chegando a 600 quando há uma Bienal.  Como a editora leva em torno de 7 meses para analisar e encaminhar respostas a todos os autores, estamos falando de uma pilha de quase 2500 livros à espera de uma resposta.  Dos cinco mil livros que a editora recebe todo ano, apenas uns poucos serão incluídos no catálogo da editora, e destes, menos ainda vão vender o suficiente para justificar um segundo livro do mesmo autor. 
Se você sabe disso, e sabe que o número de escritores que efetivamente vive apenas de escrever no Brasil pode ser contado nos dedos (ok, nos dedos das mãos e pés), e ainda assim acredita que você será um destes escritores... Parabéns! Você tem todo ego que precisa para se tornar um escritor de sucesso!
Mas o sucesso não depende só de ego, depende também de ser profissional, fazer um trabalho de qualidade, ser humilde (nenhum editor gosta de "estrelas" ou escritores de "alta manutenção", como se diz por aí), estar continuamente se informando sobre oportunidades e, porque não, também depende um pouco de sorte.
Nada podemos fazer quanto ao fator sorte, mas quanto aos demais, só depende de nós: estudar, ler livros sobre técnicas de escrita, participar de cursos e oficinas para escritores, e ficar atento ao que ocorre em volta, tomando cuidado para não dar o passo certo na hora errada.
"Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando"
Pablo Picasso
Como todo (bom) autor, estou sempre nesta procura por melhoria e por espaço, comemorando cada conquista e, principalmente, planejando cada novo movimento.
Nesta linha é que recebi um convite da editora Thesaurus para participar da maior feira de livros do mundo, em termos de público e atrações, a "Book Expoamerica", ou comumente conhecida como Feira do Livro de Nova Iorque, que será realizada de 4 a 7 de junho de 2012.  A ideia é levar livros traduzidos para o inglês e buscar não apenas vendê-los, mas principalmente algum publisher interessado em levar a obra para o mercado norte-americano.  Entre outras coisas, a Feira tem a "Writer's row", o "corredor da morte" para escritores, onde escritores fazem uma fila à frente de seu publisher preferido e têm algo entre 1 e 5 minutos para tentar empolgar o editor com sua ideia, nas famosas "pitch sessions".  Será o momento?  Quais as minhas chances de estourar no mercado americano?  Como me preparo para este tipo de eventos?
Tenho alguns livros técnicos publicados nos Estados Unidos, já conversei com alguns agentes literários americanos (remotamente e em L.A.) e já li muito sobre aquele mercado, mas nada se compara à experiência de uma pessoa que vive e respira o ar de lá.  Por isso, consultei meu "guru" para este tipo de assuntos, o James McSill, uma das mais interessantes e competentes figuras que vim a conhecer no mercado literário.  Copio a seguir alguns trechos de suas mensagens, que acho que serão úteis a todos os escritores que, como eu, têm metas que vão além do mercado nacional.
"Conheço a feira, a June, uma amiga minha e da Mardeene, teve e tem participação ativa.
Entusiasma-me ver o ímpeto dos autores brasileiros em participar, mas por outro lado, se a tradução não estiver dentro do que chamamos "WORD PERFECT" e o texto (traduzido em Word Perfect) não estiver dentro dos padrões técnico-estruturais adequados, a possibilidade de publicação comercial (alguém COMPRAR a obra), salvo alguma história realmente tópica no momento da feira, é praticamente ZERO. Se houver um milagre e houver uma publicação, o zero passa a ser a possibilidade de venda, se ainda assim, pelo esforço do autor, houver algumas vendas, elas aparecerão no BookScan, que vai mostrar que se aproximam do NADA e o autor vai estar queimado para sempre."
O James, que abriu uma agência literária no Brasil a poucos meses, continua:
"Tenho gente que escreve tecnicamente bem, mas não produzem as traduções e adaptações adequadas" e por isso "foram rejeitados. A melhor opção ainda é o autor estrangeiro bancar uma autopublicação e esforçar-se para vender 5 mil cópias -- esta é a chave da porta.
Como dizemos: It is hard, but it is cheese."
Quando perguntei sobre as chances de um autor ir lá com uma boa ideia, sem um livro já traduzido, e conseguir algum espaço, o James completou:
"Não tenho bola de Cristal. Tudo pode acontecer. A feira é enorme, a gente sempre poderá encontrar alguém que conhece alguém que busca justamente aquilo que temos a oferecer. Esta é a a esperança da milhares de pessoas que lá se encontram."
"Sim, já sei de agentes literários" (que estarão lá) ", principalmente de NY. A Axelrod Agency vai estar lá,"  ...  "a Sandra da Drakestra Agency, muita gente da autopublicação etc."  ...
"Na minha opinião, apenas ideias não venderiam. O que a gente faz se a ideia for boa é contratar alguém que a gente conheça para escrever a boa ideia. Por que alguém contrataria um autor estrangeiro para desenvolver uma ideia e gastar uns 10 mil dólares em tradução, se posso pegar um autor em fim de carreira e pagar 3 mil para escrever 40 mil palavras em um mês e mais 2.000 para editar? Gastar 15 quando se pode gastar 5 é não é a lógica da indústria.
Outra coisa, o que é interessante, é que quase ninguém se importa em copiar ideias ou conceitos, se fosse tão boa assim já haveria de ter sido publicada.
Só na área do Richard na USC, de cada 19 mil scripts (ideias) UM é considerado para ser filmado. A cada 12 mil considerações, sai um destes filmes que compramos em DVD. Os 'bons' não entram na fila, e são eles que vendem.
Mas sempre vale a pena tentar!!!! A gente NUNCA sabe!"
Se você tem vontade de se tornar um escritor profissional, ou mesmo que não tenha esta pretensão, mas gostaria de conhecer as técnicas utilizadas pelos escritores dos mais recentes mega-bestsellers do mercado internacional, não perca o II Workshop de Escrita de Ficção, organizado e apresentado por mim e pelo escritor Oswaldo Pullen. Visite o site do evento para conhecer os depoimentos dos participantes das edições anteriores, saber mais sobre o que falaremos e realizar sua inscrição (corra - as vagas são limitadas!)

Gostou?  este post!

6 comentários:

Anônimo disse...

Ótima dica!!!
Queria ir no workshp se desse para parcelar rsrsrs

abraços

Alexandre Lobão disse...

Ei! Mas DÁ para parcelar! :)

Visite o site do evento (workshop.EscritaCriativa.net), quem recebe as inscrições é a Pagamento Digital, mas se não me engano você pode dividir em até 10 vezes!

[]s

Camilo Irineu Quartarollo disse...

Eu não fiz nenhum curso e não tenho no momento tempo disponível, sou escrevente judiciário e autor de três obras, dois contos e um romance. Notadamente no romance, esmerei por um livro de David Lodge, A arte da ficção. Pelos títulos que vi no site do II Workshop de Escrita de ficção, gostaria de ter o material escrito, se possível. Uma coisa aprendi com David Lodge e autores que ele menciona no seu trabalho: além de uma boa escrita, pontuação, etc. o leitor tem de acreditar na ficção e por isso, tem de escrever, enumerar, mas sem cansar o leitor nas primeiras páginas, as quais nos dá um crédito para ler o livro todo. Fiz um trabalho no meu romance O seminário, elaborando as tramas e fazendo o final jogar o leitor no meio e no início novamente, consegui fazer um bom trabalho; mas quero melhorar e os tópicos elencados no site me dão água na boca, mas não poderei ir até aí. Tem onde posso conseguir adquirir o material, pois o meu livro é só me contactarem e passarem um endereço. Abç, foi bom acessá-lo

Everton Missiagia disse...

Cara, admiro muito seu trabalho e esse blog em especial. Queria muito ir na feira, mas sou do interior de São Paulo, então pra mim, pelo menos por enquanto, é impossível.

Enfim, gosto muito de escrever e é um das minhas maiores ocupações. Sempre leio o que você posta, e mesmo ainda não tendo a oportunidade de ler seus livros, pretendo fazer isso em breve.

Continue com o grande trabalho, o Brasil e os escritores amadores como eu agradecem!

Alexandre Lobão disse...

Caro Camilo,
Estou com um livro pronto, mas que já demanda uma extensa revisão pelo tanto que aprendi nos últimos meses, sobre o assunto. No entanto, no caso do workshop não temos como disponibilizar o material, até porque ele seria de pouca valia sem nossas apresentações e exercícios.
Enquanto meu livro não sai, sugiro que você leia "Techniques of the Selling Writer" e "Writting for Dummies", dois excelentes e muito objetivos livros sobre o assunto.
O local do evento tem uma hospedagem bastante em conta, se tiver como tirar um ou dois dias de férias e vir, com certeza sua colaboração será importante, tanto quanto sua participação no evento!
[]s!

Alexandre Lobão disse...

Everton, obrigado pelos gentis comentários, estas coisas é que me animam a manter o blog, mesmo quando me falta tempo para coisas mais básicas como comer e dormir... :)
E se puder ler e divulgar meus livros eu agradeço, afinal, é disso que vivem os escritores! :)

Forte Abraço!