16 de outubro de 2013

Clássicos da literatura internacional para escritores - e para quem não gosta de ler!


A
lém da série 7 Coisas que aprendi, onde autores dos mais diversos níveis de experiência compartilham o que aprenderam em suas carreiras, também tenho agrupado perguntas que me chegam via blog ou email e publicado uma segunda série de posts apenas com dúvidas de escritores.
O post de hoje é uma "edição especial" desta série, onde dou apenas uma resposta - mesmo que seja a mais de uma pergunta. 
Pois bem, esta semana fui abordado por dois escritores com perguntas diferentes, mas com a mesma resposta. Um deles me perguntou "como devo começar minha carreira de escritor?", e o outro pediu sugestões de clássicos da literatura internacional que eu achasse interessantes que um escritor conhecesse. 
A estas duas questões, eu adicionaria uma terceira: dentre estes "clássicos da literatura internacional", que livros eu sugiro para quem não gosta de ler?
Como devo começar minha carreira de escritor?
Sendo um leitor!
A resposta a estas questões, como adiantei, é uma só: Se você quer começar uma carreira de escritor, comece sendo um leitor.
E para ser um leitor, é necessário... não, esperem, deixem-me corrigir isso: é essencial e obrigató
Dúvidas de escritores
rio que você leia o que você gosta. Este negócio de "não gosto de ler" é tão absurdo quanto "não gosto de TV" (embora ambos os casos sejam possíveis...), afinal tanto livro quanto a televisão são apenas meios de comunicação; o que muitas vezes falta é a pessoa descobrir o que ela realmente gosta.
Você gosta de cozinhar? Que tal livros desta recente onda de "food writting", que misturam literatura com toques de gourmet e receitas? Gosta de Zumbis? De novelas? De ETs? De aventura? Sexo? Vampiros? História, antiga, recente, do Brasil, do mundo? Pense em qualquer coisa de que você goste, e sem a mínima dúvida alguém já terá escrito um livro sobre isso.

Pois bem, na tentativa de responder aos questionamentos que me fizeram, elenquei uma lista dos clássicos que li entre os 7 e os 15 anos, e dos quais me recordo com carinho.
Acredito que todo leitor, e em consequência todo escritor, não deve procurar ler livros simplesmente porque são "clássicos obrigatórios": o prazer da leitura é essencial, pelo que a lista a seguir não tem os livros mais bem escritos, ou mais afamados entre a academia, ou mais traduzidos ou lidos, mas simplesmente os livros que eu, particularmente, achei gostosos de ler. É uma lista sem pretensão, mas ainda assim foi um grande prazer lembrar de cada livro ao produzi-la.  E com certeza esqueci alguns, portanto conto com sua ajuda para sugerir outros clássicos nesta linha! 
Então vamos à lista:
  • Robin Hood e A Flecha Negra (continuação de Robin Hood)
  • 20.000 Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra e praticamente todos os livros de Júlio Verne
  • Moby Dick
  • Grandes Esperanças
  • Grandes Esperanças
  • O Príncipe e o Mendigo
  • Dom Quixote
  • A Ilha do Tesouro
  • O Conde de Monte Cristo (confesso que achei BEM chata a primeira parte, mas ainda assim vale a pena ler)
  • Os Três Mosqueteiros e suas continuações, 10 Anos Depois e Vinte Anos Depois (que inclui O Máscara de Ferro)
  • O Corcunda de Note-Dame
  • A Máquina do Tempo (obviamente, a versão de H.G.Wells)
  • Tom Sawyer e As aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain
  • Ben Hur
  • As Viagens de Gulliver
  • Admirável Mundo Novo
  • A Revolução dos Bichos (muito “panfletário”, mas como é curtinho vale a pena)
  • Alice no País das Maravilhas e Alice no País dos Espelhos
  • Robinson Crusoé
  • O Retrato de Dorian Gray
  • Se quiser ler Madame Bovary, de Gustave Flaubert, vá em frente, mas alerto que o estilo pode parecer datado hoje em dia, até enfadonho em alguns pontos, embora fosse inovador na época.
  • Drácula
  • Frankenstein
  • A série completa de O Senhor dos Anéis
  • Histórias Extraordinárias, de Poe, se você for escrever livros de suspense
  • Alguns livros do Sherlock Holmes de Conan Doyle, e do Poirot da Agatha Christie, se você for escrever livros de investigação.  Todos são muito bons!
  • A série completa de Crônicas de Gelo e de Fogo (Guerra dos Tronos), de George R. R. Martin, atualmente meu escritor favorito.
  • A Estrada, de Cormac McCarthy
  • Ubik, de Philip K. Dick
Bom, acabei colocando na lista alguns “menos clássicos”, mas que julguei serem importantes para ler como escritor.
Quanto a isso, vale dizer que a maior parte dos clássicos não segue a “estrutura moderna” dos romances, e muitas vezes se perde em descrições de cenários e personagens, coisa que atualmente não se usa, mas de qualquer forma acredito que é importante conhecê-los para poder ter um “padrão de comparação”, pois quem só lê Dan Brown, James Pattersson e J. K. Rowling acaba ficando com uma visão muito restrita das possibilidades da escrita.
E com certeza esqueci de um monte de livros importantes, pois anotei apenas os que me vieram à cabeça neste instante - que tal listar seus preferidos para mim e outros colegas escritores, comentando este post?

Gostou? Tweet este post!

Nenhum comentário: