20 de novembro de 2013

Lançamento da "Batalha Interior" - e mais "7 Coisas que Aprendi"

Após algumas semanas de turbulência, retornamos aos posts normais . Ainda há previsão de tormentas, mas esperamos que agora, munidos de barcos e galochas que estamos, consigamos enfrentá-las com mais propriedade.
(respondendo às perguntas não formuladas: sim, eu "falei bonito" (clichês!).  E não, não falo assim normalmente...)

Pois bem, quero começar este post convidando todos a participarem e ajudarem a divulgar o lançamento do livro "A Batalha Interior", de Fabrício Maurício, que vai acontecer nesta sexta-feira, dia 22 de novembro de 2013, na Livraria Saraiva do Shopping Flamboyant, em Goiânia - GO

Fiz a leitura crítica do livro do Fabrício, então posso dizer com toda a propriedade que o livro é instigante e interessante, daqueles livros que você vai lendo e descobrindo significados, e depois que termina fica com vontade de iniciar a leitura novamente, para poder fazê-lo com novos olhos.  Não percam!
Saiba mais sobre o livro e o evento, e aproveite para assistir ao interessantíssimo book trailer, no convite para o evento no Facebook ou no blog dedicado ao livro: http://batalhainterior.blogspot.com.br/

Completando este post, vamos mais uma contribuição  da série "7 Coisas que aprendi", que, como vocês já sabem, é uma iniciativa conjunta* dos blogs Escriba Encapuzado e Vida de Escritor, onde T.K. Pereira e eu, Alexandre Lobão, convidamos escritores para compartilharem suas experiências com os colegas de profissão, destacando sete coisas que aprenderam até hoje. 
7 Coisas que AprendiComo sempre, lembro que não interessa se você é iniciante ou veterano, se escreve poesias, contos, romances ou biografias, só interessa a vontade de partilhar com os colegas de profissão.  Envie sua contribuição hoje mesmo!

Neste post apresento a contribuição de Carmem Maria Bastos.

Carmem
diz que tem "aprendido muito com a literatura, ela nos dá vida. Escrevo desde sempre, mas só recentemente aceitei a ideia de publicar meus textos. Então eis as 7 coisas que tenho aprendido nesse caminho:"
  1. Amar a escrita, amar a literatura. É o primeiro passo.
  2. É preciso foco. Não dá para escrever aleatoriamente, em primeiro lugar temos que saber realmente o que estamos querendo com aquilo. Saber qual público desejamos atingir, qual a faixa etária. Qual nossa inclinação: poesia, contos, romance, ensaios etc. acho que todo escritor de certa forma se pergunta sobre isso.
  3. Além do foco e igualmente importante, é preciso estudar. Aprimorar o dom, praticar, ler bastante. Buscar bases sólidas em livros que possam nos acrescentar algo, saber trabalhar, ou melhor, desenvolver bem o texto, construir realidades que sejam possíveis ao leitor. Estudar sempre é muito importante.
  4. Ter muita paciência. O mundo literário é lento. O reconhecimento não vem da noite para o dia.
  5. Acreditar em seu trabalho e continuar escrevendo mesmo que portas pareçam estar fechadas. É preciso muita força de vontade.
  6. Disciplina, criar o hábito da escrita, afinal nada é cem por cento inspiração.
  7. Alegria porque a literatura serve para criar e transformar vidas.  
A autora, em suas próprias palavras:
    Sou Carmem Maria Bastos, graduanda da faculdade de letras da UFRJ. Recentemente publiquei o livro, No limite do verso e participei do concurso novos poetas em 2012


* Projeto inspirado pela coluna “7 Things I’ve Learned So Far”, da revista Writer’s Digest.
Veja a opinião de outros autores no  Vida de Escritor e no Escriba Encapuzado.

Gostou?  este post!

Nenhum comentário: