23 de outubro de 2014

Terra da Magia, Somnium e Divulga Escritor!


L
á comentei diversas vezes que a publicação do livro está cada vez mais fácil, com opções como publicar em papel ou e-book por uma editora, pagar você mesmo para publicar em papel, publicar como e-book gratuitamente ou contratando alguém para fazê-lo (há muitos intermediários oferecendo serviços nesta linha), realizar um projeto de crowdfunding para custear a impressão ou conversão para e-book, utilizar serviços de "editoras" que imprimem sob demanda (o livro só é impresso quando pago), alguns destes gratuitos, outros pagos, e ainda outros modelos mistos que vocês podem vir a lembrar.  
Tendo alternativas variadas e até sem custo para a publicação, a maior dificuldade que resta ao escritor é a divulgação. 
Nesta linha, vou iniciar este post com duas breves divulgações de publicações mais ou menos recentes de que estou participando, mas que ainda não tive oportunidade de divulgar aqui, e na sequência vou trazer informações sobre um recente projeto (começou a um ano e meio) de apoio à divulgação de escritores."É cada vez mais fácil publicar - e, com o aumento da oferta de livros, mais difícil fazer seu livro ser notado pelos leitores!"



Terra da Magia
Terra da Magia
Para começar, gostaria de falar brevemente sobre o "Terra da Magia", um projeto sensacional do mestre roteirista e escritor Gian Danton. Trata-se de uma coletânea de uma grande equipe de autores, resultado de um concurso organizado pelo Gian, que reúne contos que misturam a mitologia clássica da fantasia com a realidade e a cultura brasileira.  O resultado, como vocês podem imaginar, vai do hilário ao tenso, mas sempre curioso.  Vale à pena conferir.
O livro foi publicado em formato de e-book, e está gratuitamente disponibilizado no GoodReads, comunidade internacional de leitores, e no site do próprio Gian Danton, o Ideias de Jeca-Tatu.
Em tempo: meu conto é o "Ensombração", que além do folclore nacional bebe de fontes como o seriado Supernatural e o personagem de quadrinhos Constantine, em uma instigante história de mistério.

Somnium 109
Somnium 109
A segunda dica de leitura é a Somnium 109, revista do CLFC, Clube de Leitores de Ficção Científica com uma longa tradição de publicações de qualidade.
A Somnium 109 traz oito contos de autores nacionais, além da chamada para o Prêmio Argos 2014 e diversos textos em homenagem à escritora Ursula Le Guin, que celebrará 85 anos de idade no dia 21 de outubro.
Minha contribuição neste caso é o conto "Asas", um conto estilo policial investigativo que acontece em um futuro próximo, e que foi premiado na última edição do concurso de Contos de Ficção Científica - FCdoB. Gostei muito das "sacadas" que tive quando escrevendo este conto, que conseguiu ficar (na minha modesta opinião) tanto instigante quanto inesperado.

Por fim, como prometido, a divulgação do "Divulga Escritor", projeto criado em 26 de março de 2013 pela jornalista e escritora Shirley M. Cavalcante, hoje administradora do projeto.  Não conheço a fundo o trabalho do grupo, e gostaria muito de ouvir as opiniões de quem já teve algum contato com eles.
O texto de divulgação a seguir é de autoria da Shirley:
O Divulga Escritor tem como objetivo buscar ferramentas de divulgação para divulgar Escritores de todos os segmentos,  autores de todas as Editoras, independentes... todos podem participar, tudo começou com uma página no Facebook, hoje o projeto conta com:
  • Página no Facebook Divulga Escritor  Objetivo: Divulgar os links de páginas de todos  os escritores, as páginas divulgadas podem ser: site, blog,  FaceBook, página em recanto das letras, luso poemas.... desde que os escritores o atualizem sempre com textos de sua autoria.  
  • Grupo Divulga Escritor -  Livros no Facebook  Objetivo:  Divulgar livros de todos os escritores, desde que os livros sejam postados por seus respectivos autores.  
  • Grupo Divulga Escritor – Eventos Literários no Facebook  Objetivo: Divulgar eventos literários da Lusofonia, mobilizando o pessoal que participa do grupo a compartilhar os eventos que forem próximos a sua localização para que mais pessoas tenham conhecimento, e participem!  
  • Revista digital Divulga Escritor – Revista Literária da Lusofonia   Objetivo: Divulgar Escritores, livros, artigos literários.  
  • Entrevistas   Objetivo: Apresentar escritores de diferentes segmentos, para que todos tenham a oportunidade de conhecer melhor o seu trabalho, sua história, sua forma de pensar, suas ideias, seus livros e serviços oferecidos pelos entrevistados. Já são mais de 100 escritores entrevistados do Brasil, Portugal e África em 8 meses de projeto. As entrevistas são elaboradas pelo projeto e divulgadas através de parceiros, site, em sua página e grupos no FaceBook.
 Em breve estaremos com a livraria Divulga Escritor, terá como objetivo disponibilizar mais um canal de vendas de livros para os escritores que fazem parte do projeto.  

Para que possam conhecer melhor o projeto Divulga Escritor disponibilizamos nosso site: www.divulgaescritor.com

Muito obrigada a todos que fazem parte do projeto Divulga Escritor, obrigada a todos os administradores e divulgadores do Brasil e Portugal. Todos escritores e leitores são bem vindos ao projeto Divulga Escritor.

E você, o que tem feito para divulgar seu trabalho? Alguma outra dúvida? Compartilhe com seus colegas escritores!

Gostou? este post!

Nenhum comentário: