7 de julho de 2015

Bate-papo com Eduardo Spohr


H
á algum tempo, fiz uma breve entrevista por e-mail com o Eduardo Spohr para o livro sobre técnicas de produção literária que estava escrevendo, e que deve ser lançado no segundo semestre deste ano.
A entrevista, por motivos diversos, acabou não entrando no livro, mas como dicas de autores de sucesso como o Eduardo são sempre bem vindas, vou compartilhar aqui com vocês.
Divirtam-se!
Pergunta: Quais as “7 dicas essenciais” que você daria para outros escritores?
Resposta
: Olá Alexandre e olá aos leitores do blog. Obrigado pela oportunidade da entrevista. Em relação às sete dicas, creio que todas podem ser resumidas em uma: escrever. Parece simples, mas é o que, no geral, as pessoas mais têm dificuldade. É importante estabelecer, antes de pensar em qualquer outras coisa, um processo de concentração que nos obrigue a parar e a pôr a mão na massa, concretizando nossas ideias.
"É importante estabelecer um processo de concentração que nos obrigue a parar e a pôr a mão na massa, concretizando nossas ideias."

Pergunta: Como você começou sua carreira de escritor?
Resposta: Comecei aos seis anos de idade, quando escrevi minha primeira história. Claro que nem pensava em publicar naquela época. A chance veio finalmente quando ganhei um concurso literário, patrocinado pela Fábrica de Livros do Sesc. Como prêmio recebi 100 cópias e começamos a vender no site Jovem Nerd. Daí os leitores pediram mais, e nós mesmos produzimos, até que três anos depois recebi o contato da Verus, a editora que hoje publica as minhas obras.

Pergunta: O que você aconselharia para quem está iniciando nesta carreira?
Resposta: Como eu disse logo acima, eu aconselho escrever. Mas as minhas dicas, claro, podem não servir para todos. No meu blog, o Filosofia Nerd, organizei um post com conselhos de vários escritores, através dos quais eu mesmo aprendi um bocado. Para que tiver interessado, basta acessar o link: http://filosofianerd.blogspot.com.br/2012/09/um-guia-pratico-para-carreira-literaria.html 

Pergunta: O que um escritor precisa saber sobre o mercado livreiro para chegar ao sucesso?
Resposta: Imagino que dependa de caso para caso. No meu, fui conhecendo o mercado aos poucos. O mais importante, creio eu, não é conhecer necessariamente o mercado, mas conhecer o seu público, os seus leitores, e saber se comunicar com eles.

Pergunta: Algumas palavras finais para nossos leitores...
Resposta: Gostaria de novamente agradecer à galera que tirou um tempo para esta entrevista. Se quiserem conhecer mais o meu trabalho ou conversar comigo (será um prazer), basta entrar em contato por meio do meu Twitter (@eduardospohr) ou Facebook (http://www.fb.com/eduardospohr). Um abraço a todos :-)

E você, o que gostaria de saber sobre a profissão de escrever? Comente!

Gostou? este post!

Nenhum comentário: