17 de dezembro de 2015

Afinal, o que são e como funcionam as Oficinas de Escrita Criativa? - Parte 2

C
ontinuando a série de posts sobre oficinas literárias, seguimos com as respostas às perguntas do trabalho de Yan Patrick Brandemburg Siqueira , mestrando do curso de Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que está produzindo uma tese sobre oficinas literárias de escrita criativa.
Só lembrando do que se trata: Como parte de seu trabalho o Yan Patrick está conduzindo entrevistas com diversos
escritores que promovem oficinas de escrita criativa pelo Brasil, e tive a honra
de ser um dos entrevistados.
Este é o segundo post de uma série de três, com as questões levantadas na entrevista que, acredito,  podem ajudar a quem quer entender melhor este mundo.
Leia aqui o primeiro post.
Todo autor precisa montar sua 'caixa de ferramentas' particular, adequada ao seu modo de escrever. E para tanto, precisa conhecer as ferramentas disponíveis.

Yan Patrick: Como organiza suas oficinas literárias? Por exemplo, duração dos encontros, se organiza em temáticas, ou a escolha de gêneros, se ocorre muita variação conforme o público-alvo, etc. Explique também, se possível, sobre a metodologia de sua oficina: você se utiliza de aulas expositivas ou encontros mais centrados no debate dos textos produzidos, se há preocupação em um “produto final” (publicação) – aborde o que considerar mais importante.
Alexandre Lobão, pelo Vida de Escritor: As oficinas que apresento são fruto de um aprendizado prático, onde fui burilando os resultados até chegar a este ponto. Obviamente, cada nova oficina é sempre uma nova experiência, onde as lições aprendidas nas anteriores são testadas para potencializar o aprendizado dos participantes.
A metodologia que sigo é simples: ciclos de partes teóricas e práticas, iniciando com uma palestra que mostra a ferramenta a ser utilizada, seguida de um exercício prático para fixação do conceito. Em alguns casos, onde os exercícios não são possíveis, fazemos debates. Os assuntos também são organizados de forma que o participante siga o processo de produção de um livro, começando pelas ferramentas que ajudam a organizar e validar a ideia para o livro (como a premissa estruturada), evoluindo para as ferramentas de estruturação da trama da história a ser seguida, cenas, personagens, até as ferramentas de revisão direcionada do texto.

YP: Quais procedimentos/exercícios considera fundamentais em uma oficina? Por exemplo, por mais que você foi atualizando todo o processo com o tempo, qual atividade permaneceu?
AL: Os exercícios fundamentais, nestas oficinas, são aqueles que apresentam ferramentas simples e úteis, que serão realmente utilizadas pelo escritor porque ele vê um benefício imediato em sua atualização. No meu caso, as ferramentas que restaram deste aperfeiçoamento contínuo foram: Premissa Estruturada, Ficha / Mapa Mental / Entrevista com personagens, Estruturação da cena, criação dos pontos de virada da trama, e os filtros de revisão direcionada.

YP: Ainda quanto a organização de sua oficina: ocorre a utilização de textos teóricos? Por exemplo, sobre pontos de vida, criação de personagens, textos mais fundamentados da teoria literária, entre outros.
AL: Em minhas oficinas eu privilegio as ferramentas práticas e as teorias que as embasam. As referências teóricas são indicadas como complementos, para aqueles que desejam se aprofundar no tema após o evento.
Além disso, ele apresenta uma conclusão com os principais aspectos acima que chamaram sua atenção, dando sua opinião sobre o que falta – caso falte algo – ao original para que fique “pronto para ser entregue” a uma editora.
 
Lembro também que, além dos comentários e perguntas, quem estiver interessado na sétima edição do Workshop de Escrita de Ficção (que deve acontecer depois do Carnaval), pode deixar suas informações de contato e data sugerida como comentário, que entro em contato em particular - e não aprovo o comentário para não expor as informações, é claro!

E você? Que tal participar, compartilhando com os colegas escritores suas experiências e ideias sobre as oficinas de escrita criativa?

Gostou? este post!

Nenhum comentário: