30 de dezembro de 2015

Afinal, o que são e como funcionam as Oficinas de Escrita Criativa? - Parte 3

F
echando o ano e a série de posts sobre oficinas literárias, seguimos com as respostas às perguntas do trabalho de Yan Patrick Brandemburg Siqueira , mestrando do curso de Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que está produzindo uma tese sobre oficinas literárias de escrita criativa.
Só lembrando do que se trata: Como parte de seu trabalho o Yan Patrick está conduzindo entrevistas com diversos
escritores que promovem oficinas de escrita criativa pelo Brasil, e tive a honra
de ser um dos entrevistados.

Leia aqui o primeiro e o segundo post.
Nunca acredite em um professor que tente lhe ensinar 'a única' ou 'a melhor' forma de escrever. Não existe tal coisa!
Yan Patrick: De modo geral, qual o perfil dos alunos interessados na oficina? É possível traçar algum parâmetro?
Alexandre Lobão, pelo Vida de Escritor: Não há um perfil geral. Há normalmente mais mulheres que homens; mais pessoas a partir de 50 anos; menos pessoas com menos de 20 anos. Geralmente há dois ou três roteiristas por turma. Mas tudo isso varia muito: já tive uma turma com um terço de participantes com 18 anos ou menos. Já tive alunos de 13 anos

YP: Uma das principais críticas quanto a prática de uma Oficina Literária se dá pelo argumento de que “escrever não se ensina”, portanto, se a pessoa não possuir um “talento nato”, de nada servirá tal prática. Qual sua opinião sobre isso?
AL: Só um comentário: só fala isso quem não sabe realmente escrever. Escrever é uma profissão como qualquer outra. Quando ensinamos pessoas a serem médicos, sabemos que alguns serão excepcionais, e outros serão medíocres – mas todos serão médicos, e saberão as regras básicas de seu ofício. O mesmo se dá com escritores: quem se dedica mais, lê mais, tem mais gosto pela coisa, obviamente se destaca.

YP: Para quem deseja começar seus estudos nesta área, quais obras considera fundamentais para a leitura? Sei que o assunto é bem amplo, mas gostaria que ficasse livre para responder o que considera mais interessante, ou mais “útil” – o critério é seu.
AL: Para quem deseja começar seus estudos nesta área, existem algumas obras que considero fundamentais para a leitura. Como toda “lista de melhores”, esta é altamente pessoal, e tem a ver com o modo como escrevo, mas não deixa de ser um interessante ponto de partida para quem quer se aprofundar no assunto.
Acho que os livros a seguir oferecem uma visão bastante completa das ferramentas essenciais a todo escritor:
  • Writting Fiction for Dummies”, de Randy Ingermanson e Peter Economy.
  • Techniques of the Selling Writer”, de Dwight V. Swain
  • “Para ler como um Escritor”, Francine Prose
  • “Os segredos da ficção”, Raimundo Carrero
  • “Breve manual de estilo e romance”, Autran Dourado
  • “A Jornada do Escritor”, Christopher Vogler - trad. Ana Maria Machado - Editora Nova Fronteira.
  • “Oficina de Escritores - um manual para a arte da ficção”, Stephen Koch - Martins Fontes
  • “Manual de Roteiro”, Syd Field
  • Sobre a Escrita”, Stephen King
Além destes, em 2016 estarei lançando “A Bíblia do Escritor”, uma obra de fôlego que inclui os pontos centrais de tudo o que aprendi nas últimas duas décadas, com tópicos destes e outros livros, além de detalhes aprendidos de erros e acertos na profissão.

YP:
Quanto ao mercado literário: como ocorre o debate sobre isso em sua oficina e qual seria o objetivo?
AL:
Sempre concluo a oficinas com uma apresentação sobre o mercado literário, com um “chá de realidade”, para que os escritores sendo formados tenham noção que escrever é uma profissão, e que as editoras esperam que eles se comportem como profissionais. É essencial que o escritor iniciante vá ao mercado sabendo o que esperar, para não se iludir achando que “será descoberto” por uma editora e ficará famoso de uma hora para outra. Todo mundo que “é descoberto” só o foi porque suou muito, e muito tempo, para que isso acontecesse

Aproveito para reforçar o convite aos interessados na sétima edição do Workshop de Escrita de Ficção (que deve acontecer depois do Carnaval) para que deixem seu nome e e-mail como comentários neste post, que entro em contato em particular - e não aprovo o comentário para não expor as informações, é claro!

E você, o que gostaria de saber a mais sobre oficinas, ferramentas ou mercado para escritores?

Gostou? este post!

Nenhum comentário: