31 de agosto de 2016

7 Coisas que aprendi - Por Rossana Cantarelli


"7 Coisas que aprendi" é uma iniciativa conjunta* entre os blogs Escriba Encapuzado e Vida de Escritor, onde T.K. Pereira e Alexandre Lobão convidam escritores e outros profissionais do mercado livreiro e literário para compartilharem suas experiências com os colegas de profissão, destacando sete coisas que aprenderam até hoje. 

Sempre é bom lembrar que em maio deste ano lançamos um e-book com 61 contribuições de escritores e profissionais do mercado.  E estamos agora juntando contribuições para a próxima edição!  Então, se você é escritor iniciante ou veterano, se escreve poesias, contos, romances ou biografias, se é editor, capista, ilustrador, revisor, agente literário ou mesmo um leitor ávido com algo para compartilhar, não perca tempo e envie sua contribuição para esta série de artigos!

Esta semana temos no Escriba Encapuzado a contribuição de Marcos Mota, autor da série de fantasia Objetos de Poder.  Saiba mais sobre o autor e sua série em seu site oficial, e leia suas "7 coisas" no Escriba Encapuzado.

E aqui no Vida de Escritor temos a contribuição de Rossana Cantarelli, que nos oferece algumas pérolas daquele bom senso que muitas vezes falta a alguns escritores, justamente por nunca terem parado para pensar sobre isso. Aproveitem!
  1. Não basta ter uma boa história, ela tem que ser bem escrita. Invista em cursos de português.
  2. Leia muito, mas jamais tente copiar o estilo de alguém. Descubra qual seu estilo.
  3. Aceite críticas e aprenda com elas.
  4. Avalie muito bem a editora que está pretendendo publicar seu livro. Não se atire na primeira por desespero.
  5. Uma boa história tem que surgir naturalmente, sem cobranças. E ela surge, pode ter certeza.
  6. Está sem inspiração? Largue tudo, vá caminhar ou tomar uma cerveja com os amigos. Não insista.
  7. Acredite em você. Se você não acreditar, ninguém vai fazer isso por você. Coragem!
 Sobre a autora: Rossana Cantarelli Almeida é gaúcha de Santa Maria. Advogada e Analista Jurídica da Procuradoria Geral do Estado. Casada com Marcelo há 9 anos. Mãe do Cassio, 5 anos; madrasta do Arthur, 15 anos. Mesmo quando tudo parecia perfeito em sua vida, alguma coisa a angustiava. Sem saber direito o que era, e em confidências com seu marido, ele lhe disse uma noite: apaixone-se por você! E foi então que Rossana começou a escrever. Sua história foi tomando forma; personagens, diálogos, dramas iam surgindo na sua mente. Até que nasceu “Apenas Respire – Rock e perfume: paixão no ar”, seu primeiro romance, publicado pela Editora Multifoco. Já tem outros dois livros escritos, à espera de publicação. Seu livro pode ser encontrado no site da editora Multifico e na Livraria Cultura .

* Projeto inspirado pela coluna “7 Things I’ve Learned So Far”, da revista Writer’s Digest.
Gostou das 7 dicas do Marcos? Quer aprender mais com a experiência de 58 escritores e mais 3 profissionais do mercado literário? Baixe agora o eBook gratuito da série 7 coisas que aprendi

Veja a opinião de outros autores no  Vida de Escritor e no Escriba Encapuzado.
Até o post que vem - e enquanto isso pensem em SUAS 7 coisas e enviem suas contribuições

Gostou?  este post!

Nenhum comentário: